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Saber

  • vsmsaude
  • 30 de mai. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de jun. de 2022




A sabedoria é matéria prima da filosofia e elemento indispensável para a produção do sentido da vida.


Epicuro nos traz que o sentido da vida é a capacidade de saber encontrar o caminho para felicidade. Acessar uma vida feliz nos traz sentido para vida. Buscar felicidade é objeto de buscar vida, corpo e alma sem perturbação e tranquilidade.


Para isso ele divide os desejos em 3.

1- Os naturais e necessários como dormir, alimentar (necessidade fisiológicas).

2- Naturais e não necessários como o sexo

3- Não naturais e não necessários como o luxo.


O conhecimento e o saber têm caráter nutritivo/ gosto de saborear a existência. O desejo de saber se organiza pelo caráter de consumir, de se alimentar da realidade. Sociedades cosmopaladares


operam o sentido de mundo e sua organização pelo paladar/ gosto.


Mito: Xango, Ogum, Oxossi e Exu são irmãos. Exu o irmão mais novo começou a comer todas as coisas do mundo, comestíveis e não. Comeu arvore, riacho, pedra, fogo e o céu. O ato de comer tem relação com o desejo de saber, que se organiza pelo caráter de consumir, de se alimentar da realidade.


A língua/ linguagem é o repositório dos sabores e saber. A linguagem é aquilo que produz a realidade. Nesse sentido podemos produzir o real pelos sabores que conhecemos.


O saber é uma experiência de nutrição. O saber é aquilo que compõe a manutenção do nosso corpo e sua organização, tem caráter epistemológico, político e estético de harmonizar. À medida que não sabemos podemos ter um déficit nutricional de conhecimento. O saber passa por experimentar aquilo que é gostar da vida. Sabedoria esta ligada à conexão alimentar da realidade.



Epicuro defende que com o saber adquirimos também uma vida feliz. O papel da ética é conduzir a uma vida feliz. Para adquirirmos a felicidade Epicuro defende 4 pontos: 1- Não temer as divindades, no sentido de não nos preocuparmos com o destino. 2- Não temer a morte. Porque quanto somos, a morte não está e quando a morte está, nós não somos. A morte é a falência completa dos sentidos e nesse estado nada é possível ter acesso, portanto, quando a morte chega nós não estamos. Os temores são de sensações ruins, como dor, mas a morte é o fim das dores. 3- Todos os prazeres são de fácil acesso. O menor prazer é suficiente. Tenha uma vida com poucas expectativas, pois assim as frustrações serão poucas. À medida que aumentamos nossas expectativas, nossas frustrações serão maiores. Devemos ter a alegria e satisfação na amizade, boa comida e encontrar prazer nas sensações mais sutis da vida. Os prazeres mais simples são acessíveis. 4- Toda dor termina. Nenhuma dor ou descontentamento é infinita ou vence o tempo

Epicuro defi


ne que a felicidade se encontra no estado de completa ausência de perturbação da mente (ataraxia) e na ausência de dores no corpo (aponia). Já a virtude é conquistada quando dimensionamos a realidade na prudência


A Prudência é uma ferramenta intelectual do saber, que organiza o mundo para que não possamos dar um passo para o lugar de apuros. A prudência é a fonte do bom e bem saber para a felicidade, pois é um método para não colocar o corpo e espírito em risco.


O sentido da vida esta inserido na nossa capacidade de ficarmos a maior parte do tempo em estado de aponia e a ataraxia. Para isso, devemos reeducar nossas metas e aprender a sentir com pouco.


O saber é


uma base fundamental para que possamos estabelecer o sentido da vida. Quando sabemos os limites, para ter vida plena e de bem consigo, somos capazes de viver na prudência e viver em estado de paz e sabedoria.


A língua/ linguagem é o suporte para compreender o repositório do saber e sabor. O sentido da vida está em saber saborear a realidade.


 
 
 

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